“Mais do que simples espaços territoriais, os povos herdaram paisagens e ecologias pelas quais certamente são responsáveis, ou deveriam ser responsáveis. ”

– (Ab’Saber, 2003:10) –

Os Cerrados brasileiros se constituem numa savana única, com 5% de toda a biodiversidade do planeta. Em área contínua possui 22% do território brasileiro, incluindo todas as áreas de transição com outros biomas, como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Floresta de Araucária, a Caatinga, o Pantanal, as Matas de Cocais do Maranhão e Piauí e ainda as ilhas de cerrado na Amazônia (AP, RR, AM e PA). São 315,0 milhões de hectares, ou seja, 37% da superfície de nosso país, onde vivem mais de 37 milhões de pessoas, de acordo com os dados da contagem populacional do IBGE de 1996.

O Cerrado é o maior reservatório hídrico da América do Sul, abrigando três grandes aquíferos, a saber: o Guarani, o Urucuia e o Bambuí. Neste bioma nascem os principais rios brasileiros, entre eles o Amazonas, Paraná, Parnaíba e Grande. Essa riqueza hídrica alimenta uma grande diversidade vegetal, cerca de 11.046 espécies dispersas em 37 ambientes, onde a sua distribuição é maior em formações savânicas, seguidas pelas florestais e campestres. Sendo a Savana mais antiga e biodiversa do mundo e a única com formações florestais.

Domínio do Cerrado e suas áreas de transição