CONHEÇA A REDE

A Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado (RCS) é formada por famílias e comunidades que produzem o alimento saudável e agroecológico colocado na mesa do povo brasileiro, a partir do território Bioma-Cerrado-Amazônia-Caatinga. Vivemos do nosso ofício de manejar a natureza, tirando dela o alimento, o remédio, o sustento e a inspiração para criar. Nos misturamos com a natureza, somos parte do lugar.

Formamos uma densa e orgânica rede comunitária baseada no protagonismo técnico e político dos agroextrativistas, implementando sistemas de produção agroecológicos e orgânicos com segurança alimentar e construindo empreendimentos autogestionários e que agregam valor à organização social e produtiva. Em rede, fortalecemos a dinâmica político-comunitária de uso sustentável dos recursos naturais no território Cerrado-Amazônia-Caatinga.

NÓS SOMOS

Nós somos os povos das ilhas, das terras crescentes, das águas, das chapadas, dos fundos de vale, dos grotões do Cerrado, das florestas da Amazônia e dos sertões da Caatinga. Nos reconhecemos como agricultores familiares, extrativistas, pescadores, vazanteiros, quilombolas, indígenas, assentados, geraizeiros, veredeiros, quebradoras de coco, apanhadoras de flores, sertanejos, catingueiros, povos de fundo e fecho de pasto e guias turísticos que conformaram sua cultura com, e não contra, o território Cerrado-Amazônia-Caatinga, levando em consideração a sua imensa diversidade biológica, riqueza hídrica e potencial produtivo.

PROCESSOS IMPLEMENTADOS PELA REDE

Ocupação do território Bioma-Cerrado-Amazônia-Caatinga, de forma justa e solidária, respeitando saberes e fazeres, através da garantia do direito à terra, água e biodiversidade.

Assessoria técnica, desenvolvida por meio da formação de agroextrativistas monitores(as) que acompanham o planejamento da unidade familiar e/ou áreas de uso coletivo para processos de produção agroecológica, orgânica e manejo sustentável.

Agroindustrialização dos produtos e subprodutos (resíduos) da sociobiodiversidade, agregando valor e garantindo maior inserção no mercado.

Tradução do significado do saber-fazer das populações do Cerrado, através de um processo de comercialização próprio dos produtos e serviços oferecidos pela Rede, com a marca do Empório do Cerrado.

Sistema Participativo de Garantia Orgânica, Gênero e de Crédito, que é um processo social de garantia mútua, onde os sujeitos – famílias, monitores(as), conselheiros(as) e assessoria –, a partir de suas práticas/dinâmicas, desenvolvem a agroecologia e práticas equitativas de gênero como meio e modo de vida, a partir de um controle social comunitário. Foi constituído um Sistema Participativo de Garantia Orgânica em rede, que é inspecionado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, por meio do Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade Orgânica – OPAC-CEDAC. Temos os selos de Orgânicos do Brasil e o Selo Mulheres Sociobio certificados pelo CEDAC, que garantem a qualidade e controle social.

De maneira complementar ao SPG, o Fundo Garantidor de Agroecologia e Biodiversidade – FGABio foi criado pelo CEDAC, um ativo coletivo financeiro para escalar a Agroecologia, a conservação da biodiversidade e o protagonismo. O FGABio tem por princípio respeitar valores e culturas associadas à biodiversidade e propõe viabilizar direta e/ou indiretamente recursos financeiros junto com assessoria técnica e organização comunitária em rede.

Desenvolvimento de estratégias de comercialização dos produtos, conciliando preço justo para os mais vulneráveis e acesso a mercados como escolas, redes de supermercados, lojas de produtos naturais, indústrias e exportação. A nossa Rede de Comercialização une pequenos negócios/empreendimentos às comunidades de agricultores familiares e extrativistas para democratizar o acesso ao alimento orgânico, agroecológico e agroextrativista.

Conheça nossa Rede Armazém Agroecológico e a Cesta Agroecológica, iniciativas que buscam ampliar o acesso ao alimento agroecológico com envolvimento da cidade e das comunidades de baixa renda, unidas por uma política de comércio justo e de soberania alimentar para todos.

Programa Brasil Mais Agroecológico, Municípios em Rede. Criado em 2023 pelo CEDAC, a iniciativa conecta agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais a pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade através do alimento saudável para combater a fome e as desigualdades sociais numa parceria pública (municípios e estado) e privada.