“A Terra tem o suficiente para todos, mas apenas o suficiente.”

– Mahatma Gandhi –

Nossa marca

 

O Empório do Cerrado é a marca coletiva da CoopCerrado e da Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado (RCS), formada por mais de 6.000 núcleos de agricultores familiares e comunidades tradicionais que conservam e valorizam a biodiversidade.

O Empório traduz, com o bem viver de seus povos, o desejo de compartilhar as riquezas do Cerrado de forma sustentável e democrática em todos os elos da organização, desde a produção agroecológica e/ou manejo sustentável até o processamento e a comercialização coletiva para os diversos mercados: nacional (institucional, atacado e varejo) e internacional.

Nossa marca foi inspirada na Sempre Viva (Paepalanthus sp.), planta do Cerrado formada por pequenas flores que, unidas em círculo, formam uma rede. Sempre-viva é o nome popular dado, de forma mais comum, a várias espécies de plantas que, após colhidas e secas, conseguem resistir consideravelmente ao tempo sem estragar ou perder sua cor. Algumas delas podem viver muitos anos ou aparentemente são difíceis de morrer.

A Sempre Viva, o Círculo e o Ponto representam a resiliência em manter nosso modo de vida associado à natureza e ao bem viver. Representam também a organização em rede para superar nossos desafios de proteger os mais vulneráveis e assim continuar em movimento, expandindo, unindo os elementos, a energia, nos aperfeiçoando como uma comunidade.

O Empório do Cerrado leva até você, na forma de sabor, saúde e beleza, produtos manejados e/ou cultivados com o cuidado e a sabedoria de quem depende da natureza para garantir sua cultura agroextrativista. Aqui, você irá se encantar com o Cerrado, “uma floresta de cabeça para baixo”, e encontrar uma diversidade de produtos ricos em fibras, óleos, remédios, resinas, corantes, alimentos e animais.

A sua escolha também pode contribuir com formas mais justas de comércio, aproximando quem produz de quem consome, com o respeito à natureza, à mulher e à criança. O Empório do Cerrado é um convite especial de quem cuida do Cerrado para as pessoas que se preocupam com o seu modo de vida e como ele afeta o planeta e suas populações.

Você é a diferença e pode fazer parte desta Rede.

Envolva-se!

Produtos justos, solidários e sustentáveis

Os produtos justos são “frutos” de um processo de organização comunitária que busca construir relações mais justas e sustentáveis em todos os elos da cadeia ecossociobioprodutiva, envolvendo desde o agroextrativista até o consumidor. Descubra o real valor dos produtos do Empório do Cerrado.

 

Garantia de qualidade e dignidade é igual a soberania alimentar

A cultura (modos de fazer, sentir e agir) dos agroextrativistas do Cerrado está baseada no território, onde se produz coletivamente tendo áreas comuns para o extrativismo, o gado e as pequenas roças para subsistência, respeitando o direito constituído de cada um. Enfim, um híbrido de propriedade familiar com o uso comum dos recursos naturais.

Assim, os produtos do Empório do Cerrado são muito mais que a combinação de uma produção agroecológica e orgânica que potencializa ao máximo as características naturais (cor, sabor e aroma) junto a um forte trabalho comunitário. Nossos produtos  representam, sobretudo diante da atual crise ambiental, as diversas práticas e saberes dos povos extrativistas que habitam o território Cerrado-Amazônia-Caatinga.

A garantia é dada de forma participativa, onde cada família visita a outra, aprendendo e cuidando umas das outras.

Além disso, temos vários produtos certificados como orgânicos, onde a certificação é realizada de forma participativa, atendendo à legislação que fornece as garantias ao mercado consumidor brasileiro.

 

Garantia de preços justos

A valoração do produto deve proporcionar preço acessível ao consumidor, atendendo a capacidade de manter a sobrevivência das famílias que produzem e se organizam no Cerrado, de forma sustentável. O preço é a tradução destas necessidades, sendo assim discriminadas:

Preço Solidário = Custo de Produção Familiar + Custo de Beneficiamento + Impostos (INSS, ICMS) + Taxa Administrativa da Cooperativa

Desta maneira, a comercialização é a forma mais direta de manter vivo esse modo de vida e cultura no Cerrado.