Instrumento organizativo da rede

A CoopCerrado – Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado é um instrumento coletivo e organizativo criado para a comercialização de produtos agroecológicos e agroextrativistas da Rede de Comercialização Solidária (RCS). Criada em 2002, a CoopCerrado otimiza recursos financeiros e tecnológicos em prol da valorização da biodiversidade do território. Os produtos resultantes dessa organização comunitária são comercializados pela marca Empório do Cerrado.

O tecido social organizado em rede, como forma de autogovernança, foi o que permitiu dar escala à produção agroecológica, ao extrativismo sustentável e ao processamento orgânico em agroindústria no bioma Cerrado, articulando diversos e distintos grupos sociais. Com a CoopCerrado, cada ato de comercialização permite o recolhimento do INSS e a comprovação da contribuição à previdência social do(a) cooperado(a), elementos importantes para garantir a aposentadoria, o auxílio doença e o auxílio maternidade, ou seja, direitos sociais assegurados aos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.

Empreendimentos solidários

O empreendimento solidário envolve todos os atores da cadeia social e produtiva (agroextrativistas, empreendimentos/negócios e consumidores) e seus processos de organização e escolha, buscando garantir o desenvolvimento sustentável, uma justa distribuição dos resultados e o acesso ao alimento saudável/produto de qualidade, certificado como orgânico, agroecológico e/ou com o Selo Mulheres Sociobio, por meio de uma prática de autogestão.

Desta maneira, o consumidor é um elo importante na implementação do empreendimento solidário, compreendendo o seu papel. Ao adquirir um produto de forma consciente, cada consumidor contribui para o respeito às diversidades culturais e o reconhecimento do valor do conhecimento associado à biodiversidade, assim como valoriza a origem, tradições, territórios e modos de vida de quem produz, em especial o trabalho feminino de mulheres diversas que, além do cuidado com a família, também produzem e manejam de forma agroecológica em suas unidades de produção familiar.

A Rede tem atuado para diminuir a distância entre o agroextrativista e o consumidor, buscando meios próprios para agregar valor ao produto, beneficiando e comercializando com a marca coletiva Empório do Cerrado ou mesmo buscando parceiros que visam relações comerciais mais justas e transparentes.

Todos os nossos produtos comunitários fazem parte de um empreendimento em rede. Alguns são transformados em agroindústrias próprias, outros servem de matéria-prima para diversos produtos industriais, farmacêuticos, alimentícios, funcionais, cosméticos, tintoriais e pigmentos, artesanatos, fibras, arroz orgânico e derivados.

Conheça a nossa loja virtual, nossos pontos de venda solidários e a rede Armazém Agroecológico!